domingo, 12 de agosto de 2012

Sobre o Seminário

O primeiro “Seminário sobre O Imaginário Luso-Afro-Brasileiro" faz parte das Comemorações dos 50 Anos da Universidade de Brasília.  Idealizado e realizado por uma equipe multidisciplinar e coordenado pela Profa. Dra. Chenia Rocha Figueiredo Ávila, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB), pretende que o público em geral reconheça a riqueza da tradição mítico-espiritual de Portugal e do Brasil. Essa tradição, dotada da práxis ecumênica do (Divino) Espírito Santo, é a via pela qual acreditamos ser possível impulsionar todas as gentes indistintamente a novos horizontes, bem como ressignificar a nossa História no porvir de um Mundo pleno de sentido fraternal, holístico e sustentável.

O “Seminário sobre O Imaginário Luso-Afro-Brasileiro" conta com a presença de intelectuais, acadêmicos, poetas, artistas, jornalistas, políticos, articuladores culturais e diplomatas convidados a palestrar sobre determinado tema cujo eixo norteador sustenta-se sob as práxis do filósofo e pedagogo Agostinho da Silva e do diplomata e humanista José Aparecido de Oliveira.

Perspectiva-se enfatizar os ideais de Agostinho da Silva e José Aparecido de Oliveira, especialmente, no que tange à estruturação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. E, em torno das atividades políticas destas duas personalidades lusófonas, dialogar que é já a Hora de reinventar o tempo da bonança para que sejam garantidos às gentes dos povos de todos os quadrantes, diga-se translusófonos, os direitos humanos, a equidade e a compaixão solidária.

Assim sendo, este Seminário tem o compromisso de fazer valer o ideal de José Aparecido — a concretização da Cultura de Paz universal — equivalente à instauração da Idade do Espírito Santo ideado por Agostinho da Silva a partir do Brasil que, hoje, após uma revisão de suas estruturas democráticas e respeitabilidade mundial, irmana-se a Portugal e à África e aos povos que adotam a Língua Portuguesa como unidade de vida e de compromisso planetário. 

O “Seminário sobre O Imaginário Luso-Afro-Brasileiro" inicia-se na Biblioteca do Senado Federal com a apresentação do livro-arte História Viva, obra histórico-cultural sobre Conceição do Mato Dentro, terra-natal do ex-Embaixador José Aparecido de Oliveira. As atividades seguintes serão desenvolvidas no auditório da reitoria da Universidade de Brasília.







Um comentário:

  1. 1º Seminário sobre o imaginário LUSO-AFRO-BRASILEIRO
    Em Brasília, de 10 a 12 de Setembro
    Congratulo-me com a realização deste evento, que vai ser com certeza um passo importante na criação de uma verdadeira comunidade Luso-Afro-Brasileira e não só, pois a Lusofonia dos cidadãos, a verdadeira e não a dos Governos, já está na Galiza, Índia, China e Oceania e, por isso, dou disso notícia aqui e agora.
    Antes de mais, cumpre-me felicitar os que meteram ombros a esta organização, pois o evento faz parte das comemorações dos 50 anos da “UnB” (universidade de Brasília), no qual se vão homenagear o ‘avô’ e o ‘pai’ da CPLP: Agostinho da Silva (português, filósofo e professor universitário) e José Aparecido de Oliveira (brasileiro, embaixador e antigo governante do Brasil).
    Por isso, apraz-me destacar a "Casa Agostinho da Silva", sedeada em Brasília, e os seus parceiros: "Instituto Espinhaço", "Instituto Mukharajj" e a própria "UnB" (Universidade de Brasília), da qual o Professor Agostinho da Silva foi um dos fundadores. E se me é permitido, de entre os organizadores, destaco a incansável Professora Lúcia Helena Alves de Sá, discípula de Agostinho da Silva e principal dirigente da "Casa Agostinho da Silva".
    De Portugal vai a colaboração do “MIL” (Movimento Internacional Lusófono) e da revista “Nova Águia”.
    Bem hajam todos!
    Ver o programa em:
    http://mil-hafre.blogspot.pt/2012/08/em-setembro-voamos-ate-brasilia.html

    Jorge da Paz Rodrigues
    (Lusófono vivendo em Barreiras, oeste do estado da Bahia)

    Publicado em 18-8-2012 no blogue ‘JorgePaz’ do site www.sol.pt
    Link: http://comunidade.sol.pt/blogs/jorgepaz/default.aspx

    ResponderExcluir