Sobre os Palestrantes

1-Adriano de Freixo
Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense - UFF, onde atua na graduação em Relações Internacionais e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (PPGEST) e Ciência Política (PPGCP). É autor e organizador de diversos livros e artigos sobre Relações Internacionais, Política Externa Brasileira e História do Brasil Contemporâneo. Dentre os seus principais trabalhos destacam-se o livro “Minha Pátria é a Língua Portuguesa: A Construção da Ideia da Lusofonia em Portugal” (Rio de Janeiro, Editora Apicuri, 2009) e a organização das obras coletivas “A Política Externa Brasileira na Era Lula: um Balanço” (Editora Apicuri, 2011), com Thiago Moreira Rodrigues, Luiz Pedone e Vágner Camilo Alves; “Tempo Negro, Temperatura Sufocante: Estado e Sociedade no Brasil do AI-5” (Rio de Janeiro, Editora da PUC-Rio/Contraponto Editora, 2008), “O Brasil de João Goulart: Um Projeto de Nação” (Rio de Janeiro, Editora da PUC-Rio/Contraponto Editora, 2006),  ambos com Oswaldo Munteal Filho e Jacqueline Ventapane Freitas e “A Ditadura em Debate: Estado e Sociedade nos Anos do Autoritarismo” (Rio de Janeiro, Contraponto Editora, 2005), com Oswaldo Munteal Filho.
 

2-Amândio Silva
É um entusiasta da Cultura Lusófona. Em Portugal, Brasil e vários países africanos tem exercido papel primordial na afirmação do mundo de língua portuguesa, embora com especial foco nas relações luso-brasileiras. É presidente da Associação Mares Navegados que visa ao apoio à consultoria, à organização e à divulgação de eventos culturais em diversas áreas do conhecimento, destacando-se a literatura, artes plásticas, música e cinema. Ademais, tem apoiado conferências, cursos, espetáculos, exposições, festivais, oficinas de seminários e articulação junto a entidades públicas e privadas, com recurso aos sistemas audiovisuais, informáticos e novas tecnologias. Nos últimos anos, tem sido co-organizador de eventos como o Simpósio Lusofônico em Fortaleza e o FESTLATINO no Recife que tem edição anual. Um de seus trabalhos, entre outros também de significativo relevo, está a organização, ao lado de Pedro Agostinho, do livro Presença de Agostinho da Silva no Brasil, publicado em 2007 pela Editora Casa de Rui Barbosa.

3- Carlos Alberto Ribeiro de Xavier
Formado em contabilidade, Administração e Economia.  Foi diretor do antigo IBDF – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal e do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional, onde presidiu o conselho consultivo;  Chefe de Gabinete de dois ministros: Embaixador Sérgio Rouanet, da Cultura, e Murilo Hingel, da Educação. Já trabalhou com 22 Ministros. E, por três anos, foi Diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (1983 a 1985). Ecólogo, pioneiro da Educação Ambiental no Brasil ao introduzi-la no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, do qual foi o mais jovem diretor; profundamente ligado à História e ao patrimônio histórico, à natureza e ao meio antrópico.  Seu currículo ora o situa em altos cargos nos ministérios do Meio Ambiente, da Cultura, da Educação, ou no Conselho Nacional do Meio Ambiente, ora o conduz a importantes missões oficiais, como,  a Comissão Nacional para Comemoração do 5º Centenário do Descobrimento do Brasil e a Comissão Bilateral Executiva para as Comemorações do 5º Centenário da Viagem de Pedro Álvares Cabral.   Homem plural, intelectual de primeira linha, entre as mais diferentes missões oficiais, hei-lo representando o Brasil em encontros internacionais: fazendo conferências no Japão sobre patrimônio genético e sobre migração de plantas; em Portugal negociando a vinda de acervos de obras de arte para o Brasil; em Washington, falando sobre Tiradentes na Biblioteca do Congresso Americano ou participando de Conferência sobre Saúde; em Cuba, falando sobre os Libertadores das Américas; no Chile, representando o Brasil em reunião de Ministros da Educação ou participando de Seminário Mundial sobre Desenvolvimento Social.   Lutando por causas quase sempre desprezadas ou difíceis, defendendo direitos de minorias, dos indígenas ou da criança e do adolescente. Ocupa postos como o da Comissão do Tricentenário de Zumbi dos Palmares, ou, mais recentemente, do Grupo de Trabalho para Valorização da População Negra.

4- Carlos Moura
Diretor do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC). Assessor Especial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. Ouvidor da Secretaria Especial de Políticas de promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.  Secretário Executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), desde 2003.  Representante Residente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Giné-Bissau.  Membro do Conselho Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.  Ex-Presidente da Fundação Palmares.

5-Constança Terezinha Marcondes César
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973).  Livre docente pela PUC de Campinas. Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe e Membro do Conselho do Centro de Estudos Portugueses da Universidade Católica Portuguesa.
Editora da revista de Pós-Graduação em Direito da UFS. Membro do GT Filosofia Contemporânea de Expressão Francesa e do GT Ética e Cidadania da ANPOF.
6- Fábio Borges
Graduado em Geografia e especialista em História da Ciência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É mestre em Teoria Literária e Literaturas pela Universidade de Brasília.  Atualmente, desenvolve projeto de doutoramento pelo Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília: um estudo comparado entre Corpo de Baile, de Guimarães Rosa, e Avalovara, de Osman Lins. Vinculado aos grupos de estudos sobre a literatura de Osman Lins (GATACO) e sobre a literatura de João Guimarães Rosa (NONADA). Presidente da Associação de Pós-graduandos da Universidade de Brasília (APG-UnB) e Vice-Presidente (região Centro-Oeste) da Associação Nacional de Pós-graduação (ANPG). Professor, consultor em projetos culturais e pesquisador da cultura popular do norte de Minas Gerais. Músico, ator, bailarino e escultor em argila.  Diretor de Cultura na Casa Agostinho da Silva (de promoção da Lusofonia em Brasília). Organiza viagens pelo norte de Minas Gerais inspiradas na literatura de João Guimarães Rosa e pelo interesse na cultura popular regional.

7- Gilda Moura
Psicóloga clínica graduada pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, com equivalência na Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Lisboa. Didata dos Cursos de “Hipnose Clínica e Experimental” na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Foi Co-diretora com a Fundação Kairos, da Universidade de Illinois em Chicago, de um estudo de seis anos sobre EAC e Mapeamento Cerebral, pesquisando quatro grupos no Brasil. Os resultados foram publicados em trabalhos científicos nos Estados Unidos, Portugal e agora no Brasil. Foi conferencista no “Abduction Study Conference” no M.I.T, Ma, USA em 1996 e em Congressos no Brasil, Estados Unidos, Argentina, Chile e Portugal. Autora do livro Transformadores de Consciência (Editora do Conhecimento) e O Rio Subterrâneo (Editora Record - Selo Nova Era - RJ). É Consultora Científica, Membro Fundadora e anterior Vice-presidente da IMAGINAL (Associação Portuguesa de Hipnose Clínica Experimental) e da Alubrat Portuguesa e Membro da Diretoria da Academy of Close Encounters Therapist - ACCET – USA e Consultora da revista UFO.

8-Gisela Alcaide
Técnica em Douragem pela Fundação Ricardo Espírito Santo, Lisboa-Portugal.   Técnica em Modelagem na ESBAM (Escola Superior de Belas Artes de Lisboa).  Curso Superior de Conservação e Restauro na ESCR (Escola Superior de Conservação e Restauro), Lisboa-Portugal.  Curso de especialização de Pintura em Azulejo na Casa Real de Azulejo, Lisboa-Portugal.  Professora sócio-terapeuta pela Sociedade Internacional de Trilogia Analítica (SITA).

9-Jerônimo Moscardo
O embaixador, ilustre figura da cultura e da diplomacia brasileira, ultrapassou, há muito, os limites territoriais e culturais deste País que o viu nascer e do qual ele tanto se orgulha, defende e promove. Homem de cultura, diplomata, advogado extremamente interessado e conhecedor dos aspectos sociológicos e antropológicos. Master of Arts em Ciência Política, hábil negociador de tratados e acordos internacionais, suas atividades e contribuições profissionais e pessoais refletem o carisma de alguém que busca, continuamente, melhorar o mundo que lhe foi dado para viver. Possui o título de “Cavaleiro da Ordem da Coroa”, outorgado pelo Reino da Bélgica.  Recebeu a Ordem do Mérito e o título de Comendador- Militar, Aeronáutico, Naval e das Forças Armadas.  Ministro da Cultura e Embaixador junto à UNESCO, em Paris. Atualmente, exerce o cargo de Secretário de Imprensa do Senado Federal.

10-João Pignatelli
Dilplomata, é Conselheiro de Imprensa e Cultura da Embaixada de Portugal. Esteve, anteriormente, à frente do Instituto Camões em Luanda. Passa, agora, a integrar a equipe do Embaixador Francisco Ribeiro Telles que transita da Embaixada de Portugal na capital angolana para Brasília.
11-José Flávio Sombra Saraiva
Professor Titular em Relações Internacionais do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Relações Internacionais pela UnB (1981), Mestrado em História pelo El Colegio de México (1985), Doutorado por meio de PhD em Humanidades, área de História e Relaçoes Internacionais, na The University of Birmingham (1991) e estudos pós-doutorais em Relações Internacionais pela Universidade de Oxford, Inglaterra.  Pesquisador 1 do CNPq e líder de pesquisa. Dirige o Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI), ONG de mais de meio século de existência dedicada à difusão do estudo das relações internacionais e da política exterior do Brasil.  Vice-presidente da Comissão Internacional de História das Relações Internacionais (CHRI), vinculada ao Comitê Internacional de Ciências Históricas.
12-José Geraldo de Souza Júnior
Jurista, pesquisador de temas relacionados aos direitos humanos e cidadania, o professor José Geraldo é doutor em Direito, Estado e Constituição e um dos autores do projeto Direito Achado na Rua, grupo de pesquisa registrado no CNPq com mais de 45 pesquisadores envolvidos. Professor da UnB desde 1985, o atual reitor ocupou postos importantes dentro e fora da Universidade. Foi chefe de gabinete e procurador jurídico no reitorado do professor Cristovam Buarque, dirigiu o Departamento de Política do Ensino Superior no Ministério da Educação, é membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) onde acumula três décadas de história na defesa dos direitos civis e de mediação de conflitos sociais.

13-José Sarney
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão.  Político e escritor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras.  Foi o 31º Presidente do Brasil, de 1985 a 1990, seu governo notabilizou-se pela sua condução do processo de redemocratização do país, após o regime militar.  Governador do estado do Maranhão de 1966 a 1971. Presidente do Senado Federal de 1995 a 1997, 2003 a 2005, e de 2009 até a atualidade.  O primeiro passo no processo de criação da CPLP foi dado em São Luís do Maranhão, em Novembro de 1989, por ocasião da realização do primeiro encontro dos Chefes de Estado e de Governo dos países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, a convite do Presidente brasileiro, José Sarney. O processo ganhou impulso decisivo na década de 90, merecendo destaque o empenho do então Embaixador do Brasil em Lisboa, José Aparecido de Oliveira.  Ainda em seu governo, o então Governador de Brasilia José Aparecido de Oliveira, consegue junto à UNESCO o tombamento de Brasília como patrîmônio da humanidade: "Brasília é a capital da latinidade, do terceiro milênio. Representará para o futuro o que Roma representou na antiguidade. Agora contamos também com os olhos do mundo para evitar a especulação imobiliária" – disse o governador, que também afirmou ter considerado a decisão da Unesco um “presente dos deuses” e lembrou que Brasília é a única cidade moderna a ter seu arquiteto, como acontecia na antiguidade. 
14- Lauro Moreira
Foi responsável pela ABC (Agência Brasileira de Cooperação), Embaixador em Marrocos e Coordenador nas Comemorações dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil.  Embaixador do Brasil junto à CPLP, foi eleito a “Personalidade Lusófona do Ano 2009” pelo MIL, Movimento Internacional Lusófono.  Homem de Cultura, tendo sido amigo pessoal de Manuel Bandeira, é personalidade bastante conhecida em Cabo Verde onde foi designado Cidadão Honorário da Cidade Velha.  Em Cabo Verde, já mostrou os seus recursos como declamador, tendo organizado alguns saraus de poesia.
15-Loryel Rocha
Bacharel em Filosofia com ênfase em Letras Clássicas, pela Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro.  Professor do Programa PACEM da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Consultor de projetos culturais  e de arquitetura e urbanismo.  Pesquisador da História e Geografia Mítica do Brasil e Portugal.  Membro-fundador do Instituto Mukharajj.

16- Lúcia Helena Alves de Sá
Mestra em Literatura Brasileira  e Doutoranda em Estética da Recepção pela Universidade de Brasilia.  Editora chefe da revista  online IDENTIDADES.  Foi coordenadora do Centro Fundamental n. 7 da Secretaria de Educação  do Governo do Distrito Federal.   Membro-Coordenador da 28a Feira do Livro de Brasília.  Foi professora Coordenadora da escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação.  Coordenadora Regional do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos/Encceja/CESGRANRIO.  Coordenadora do III e IV Encontro de Letras da Universidade Paulista.  Coordenadora das Oficinas Filosofia para Crianças/Projeto Político Pedagógico.  Atualmente, é Presidente da Casa Agostinho da Silva e exerce função de apoio pedagógico em escola pública do GDF.

17-Luiz Cláudio Ferreira de Oliveira
Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo (1998-2008) de Conceição do Mato Dentro /MG.  Membro do Conselho de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais - Unidade Jequitinhonha.   Membro do Conselho do    Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço.  Secretário Executivo da Associação para o Contrato Mundial da Água – Brasil.   Secretário Executivo do  Comitê Estadual da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio.  Vice-Presidente do Circuito Turístico do Parque Nacional da Serra do Cipó.   Membro do Conselho Gestor  do Parque Nacional da Serra do Cipó.   Consultor nas Áreas de Planejamento da Gestão Sócio-Ambiental Estratégica.  Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Conceição do Mato Dentro.   Diretor de Meio Ambiente e de Comunicação da ONG Sociedade dos Amigos do Tabuleiro.   Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Conceição do Mato Dentro – CODEMA.  Articulador junto ao Governo de Minas Gerais, Ministério do Meio Ambiente e UNESCO para o reconhecimento e criação da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço.  Coordenador do Plano Diretor do Município de Conceição do Mato Dentro junto à Fundação João Pinheiro.  Coordenador do Processo de negociação de compensações sócio-ambientais junto ao Governo do Estado de Minas Gerais, o município de Conceição do Mato Dentro e a empresa mineradora MMX/Anglo Ferrous.  Atualmente, é Presidente do Instituto Espinhaço.

18-Manuel J. Gandra
Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Tem-se consagrado à pesquisa da História Mítica de Portugal (nomeadamente no que respeita às Ordens do Templo e de Cristo, ao Culto do Império do Divino Espírito Santo, ao Sebastianismo e ao Hermetismo), da Iconologia da Arte Portuguesa e da Circunstância Mafrense, temas sobre os quais se tem debruçado em publicações, colóquios, seminários, encontros, conferências, palestras, visitas guiadas e programas televisivos. Foi professor dos ensinos preparatório e secundário, foi professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e no IADE. Até 31 de Agosto de 1999, desempenhou as funções de Coordenador dos Serviços de Cultura da Câmara Municipal de Mafra. Atualmente é docente da cadeira Cultura Material e Símbolo, na Escola Superior de Design do IADE, bem como diretor do Centro Ernesto Soares de Iconografia e Simbólica.

19- Renato Barbieri
Cineasta com uma carreira ligada ao documentário, ao cinema e à televisão. Nos anos 80 foi integrante da produtora paulista Olhar Eletrônico,  onde dirigiu programas de Tv e documentários ao lado de Fernando Meirelles, Paulo Morelli e Marcelo Tas. Realizou os premiados curtas "Do outro lado da sua casa", "Duvideo" e "Expiação". Dirigiu, nos anos 80, o “Jornal de Vanguarda”. É autor de uma premiada filmografia composta por mais de 40 títulos, com destaque para os documentários "Atlântico Negro – na Rota dos Orixás", "A Invenção de Brasília", "Moçambique", "Rudimentos", "Terra de Quilombo – Espaços de Liberdade", "Na Corda do Círio", "Malagrida", "Félix Varela" "Monteiro Lobato, Vírgula, Ponto e Vírgula", "Bianchetti", "Mauricio de Sousa" e "Cidades Inventadas", entre outros. O longa-metragem de ficção "As Vidas de Maria" marca sua estréia na ficção. Realizou as videoinstalações "A Liga da Língua" e “corpoalma”. É idealizador e curador do projeto “Teste de Audiência".

20-Renato Epifânio
Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e da Direção da Associação Agostinho da Silva; Secretário-Executivo da Comissão das Comemorações do Centenário do professor Agostinho; investigador na área da "Filosofia em Portugal", com dezenas de estudos publicados. Tem Licenciatura, Mestrado e Doutorado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.  Partilha, com Paulo Borges e Celeste Natário, a Direção da Revista Nova Águia, sendo o Diretor da coleção com o mesmo nome na Zéfiro. Presidente do MIL: Movimento Internacional Lusófono.

21- José Santiago Naud
Poeta e ensaísta. Formado em Letras Clássicas, em Porto Alegre, foi diretor do Instituto do Livro; professor pioneiro do nível médio e fundador da Universidade de Brasília (UnB) em 1962. Coordenou, ao lado de Agostinho da Silva, o Centro Brasileiro de Estudos Portugueses (CBEP/UnB). Lecionou literatura luso-brasileira em Yale e na UCLA; pronunciou conferências sobre cultura em outras universidades norte-americanas e européias. De 1973 a 1985, contratado pelo Itamarati (MRE), foi Diretor do Centro de Estudos Brasileiros, sucessivamente em La Paz (Bolívia), Rosário (Rep. Argentina), Panamá e México. Publicou vinte e um livros.

22- Tony Correia
Ator, Executivo e Palestrante. Como ator, participou de novelas da TV Globo e produções cinematográficas. Escreveu, roteirizou e produziu os espetáculos motivacionais: “Navegar é Preciso... Em Prosa, Verso e Riso”;  “Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce”  (Fernando Pessoa); “O Jardim Secreto... onde brotam as sementes do Sucesso; “O segredo não é correr atrás das borboletas... é cuidar do Jardim, para que elas venham até você!” (Mário Quintana). No ano 2000 criou a consultoria “Adepi Arte e Desenvolvimento” que ensina o uso da Arte como a nova ferramenta para o desenvolvimento. Os principais temas de suas palestras são: Motivação, Comunicação, Liderança e Sustentabilidade.
Em 2004 foi agraciado com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique, no grau de comendador, pelo Presidente da República de Portugal, Dr. Jorge Sampaio, em reconhecimento pela divulgação da história e da cultura portuguesas. Recebeu as insígnias das mãos do Sr Embaixador António Franco.
23- Zulu Araújo
Formado em Arquitetura, cedo assumiu as frentes de luta contra os sistemas de dominação e opressão. Participou da reconstrução da União Nacional dos Estudantes e dirigiu as ações da esquerda nos duros tempos da ditadura militar – sempre na perspectiva de afirmação socioeconômica e étnico-cultural do povo brasileiro. De sua larga experiência nestes campos, destacam-se a atuação como diretor do Instituto dos Arquitetos da Bahia e do Olodum; a coordenação das comemorações pelos 300 anos de Zumbi dos Palmares e uma vasta atividade internacional que promove o processo de consolidação da Agenda Afrodescendente nas Américas. Ex-Presidente da Fundação Cultural Palmares e atual Diretor da Casa da Cultura da América Latina.